12/01/2021 -
“No corredor o chefe ao chegar joga uma bolinha de papel em Júlio e grita para toda equipe ouvir: Júlio, você é muito lerdo nos relatórios!! Se não finalizar em 5 minutos até o final do dia vou te demitir, e muitas gargalhadas ecoam na sala, Júlio se encolhe na cadeira, envergonhado”.
Situações como essa são muito comuns, pode parecer uma simples brincadeira entre patrão e empregado, mas expor o trabalhador á situações de constrangimento e humilhação por repetidas vezes, vai configurar assédio moral.
O assédio moral no trabalho não é uma temática nova, ocorre que por ser tão comum e frequente no ambiente corporativo, muitas vezes ele passa despercebido, como se fosse uma simples brincadeira por quem comete.
Muitas vezes essas “brincadeiras de mau gosto”, vão acarretar danos como tristeza, depressão, exclusão, falta de estímulo, problemas digestivos, hipertensão, distúrbio do sono entre outros, para aqueles que são expostos á tais situações, podendo até gerar outras patologias de ordem física e psicológica, originando doenças profissionais, acidentes de trabalho e muitas vezes até irreversíveis.
O assédio lhes causa ofensa a personalidade, á dignidade e integridade psíquica ou física, E não é um problema meramente pessoal, é algo que ocorre dentro do clima organizacional da empresa, e que para ser configurado precisa da habitualidade e da intencionalidade de quem o faz. Alguns exemplos mais comuns ocorrem quando o chefe cobra de forma exagerada o seu subordinado, agride verbalmente, fica contabilizando o tempo de ida e volta ao banheiro, quando trata com gestos de desprezo e se utiliza de gritos e ofensas.
Todos podem ser alvos de assédio moral, mas temos algumas classes que são preferencialmente alvos desse tipo de conduta são eles: as mulheres, raças e etnias, doentes e acidentados, pessoas com deficiência, mas as mulheres negras são os alvos preferidos e mais frequentes de assédio moral.
Algumas medidas podem ser tomadas para evitar tais condutas dentro da relação de emprego, são elas informar sobre a responsabilização de quem comete tais conduta inseridos no código de ética da empresa, incentivar o cooperativismo e boas relações de trabalho, avaliar as relações entre os colegas de trabalho.
Copywriting:
ROMPA O SILÊNCIO! DENUNCIE, A RESPONSABILIDADE DE AGIR É SUA!
No cenário pandêmico do covid-19, dispararam os casos de assédio moral nas empresas, muitos deles chegam a agressão física! As queixas aumentaram mas os processos diminuíram, é o que mostram os dados do TST.
Se de algum modo, foi alvo de “brincadeiras”, troca de posto de trabalho objetivando o desgaste, além de receber cobranças excessivas, resultando no sentimento de coação, humilhação ou constrangimento perante os demais, certamente houve o assédio moral!
Então, por que permitir que esses comportamentos ainda aconteçam?
22/04/2025
Muitas pessoas fazem a opção...
15/07/2024
Prezado(a) leitor(a), À...
16/05/2024
O Benefício de Prestação...
18/01/2021
O planejamento previdenciário...
14/01/2021
Cooperativa é uma sociedade...
11/01/2021
Facilidades do Divórcio...
23/12/2020
Muitos segurados e...
Escritório Recife
(81) 3314-6880
(81) 98947-2466
jcavalcanti@jcavalcanti.com.br
R. Gonçalves Maia, 207,
Boa Vista - Recife/PE
Escritório Goiana
(81) 3626-3081
(81) 98919-4121
escritoriogo@jcavalcanti.com.br
R. Marechal Deodoro da Fonseca, 69,
Centro - Goiana/PE